Kombucha Ajuda a Reduzir Gordura: O que a Ciência Diz

Será mesmo que a Kombucha Ajuda a Reduzir Gordura? A busca por métodos naturais para manter a saúde e o bem-estar nunca foi tão intensa.

Entre as diversas opções disponíveis, o chá de kombucha se destaca como uma alternativa promissora. Mas será que a kombucha ajuda a reduzir a barriga de gordura de forma eficaz? Vamos explorar o que as pesquisas recentes revelam sobre essa bebida milenar.

Kombucha ajuda a reduzir gordura
Kombucha ajuda a reduzir gordura

O Impacto dos Triglicerídeos na Saúde

A Relação entre Triglicerídeos e Doenças Cardiovasculares

Níveis elevados de triglicerídeos são conhecidos por aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares e uma dieta balanceada, desempenha um papel crucial na manutenção desses níveis.

Níveis elevados de triglicerídeos no corpo estão associados a um risco aumentado de doenças cardiovasculares. Mudanças saudáveis no estilo de vida, como praticar exercícios regularmente, perder peso, limitar o uso de álcool e seguir uma dieta saudável, podem ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill afirmam que beber chá de kombucha também pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura e diminuir os níveis de triglicerídeos por meio de um modelo em vermes.

Quando uma pessoa tem excesso de gordura armazenada no corpo, especialmente triglicerídeos, isso pode aumentar o risco de várias condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares.

Níveis elevados de triglicerídeos no corpo também estão relacionados a um risco maior de inflamação aguda no pâncreas, o que pode aumentar o risco de doença cardiovascular aterosclerótica.

Pesquisas anteriores mostram que fazer mudanças saudáveis no estilo de vida, como praticar exercícios regularmente, perder peso, limitar o uso de álcool e seguir uma dieta saudável rica em fibras e gorduras saudáveis e baixa em açúcares refinados e carboidratos, pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos.

Agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill dizem que beber chá de kombucha também pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura e diminuir os níveis de triglicerídeos por meio de um modelo em vermes. O estudo foi recentemente publicado no jornal PLOS Genetics.

Novo estudo sobre a Kombucha e redução de gordura

Como a Kombucha Entra Nessa Equação

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill apontam para o potencial do chá de kombucha em auxiliar na redução do acúmulo de gordura e na diminuição dos níveis de triglicerídeos, usando um modelo de pesquisa baseado em vermes.

Novas Perspectivas sobre a Kombucha Ajuda a Reduzir Gordura

Descobertas Recentes sobre a Kombucha

O estudo conduzido pelo Dr. Rob Dowen e sua equipe sugere que a kombucha não apenas promove a saúde de maneira geral, mas também pode simular o efeito do jejum no organismo, ajudando na redução de gordura.

De acordo com Rob Dowen, PhD, professor de biologia celular e fisiologia na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e autor principal deste estudo, é importante descobrir novas maneiras para as pessoas reduzirem o acúmulo de gordura e diminuírem os níveis de triglicerídeos no corpo, porque doenças modernas, incluindo diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, estão entre as principais contribuições para a morte precoce.

“Essas doenças se enquadram na categoria de síndromes metabólicas, que geralmente estão associadas à desregulação da homeostase lipídica, resultando em triglicerídeos plasmáticos elevados, pressão arterial elevada e obesidade”.

Explicou Dowen ao Medical News Today.

“A investigação de alimentos funcionais que podem melhorar diretamente a homeostase lipídica durante a doença metabólica, ou que poderiam servir como um complemento para abordagens terapêuticas tradicionais, é fundamental para identificar novas estratégias para apoiar a saúde a longo prazo na era moderna”, segundo o professor.

Viver de Kombucha é 100% natural e seguimos a mesma receita de 2 mil anos atrás.

A Ciência por Trás do Fenômeno que Kombucha Ajuda a Reduzir Gordura

Os pesquisadores utilizaram o modelo do nematoide *Caenorhabditis elegans* para estudar como os micróbios do chá de kombucha afetam o metabolismo. Surpreendentemente, observou-se que a ingestão do chá levou à colonização do intestino dos vermes por esses micróbios, induzindo mudanças metabólicas similares às observadas durante o jejum.

Para este estudo, Dowen e sua equipe se concentraram no chá de kombucha como uma maneira potencial de baixar os níveis de triglicerídeos.

“Essa bebida antiga, que tem raízes na medicina tradicional oriental, viu um ressurgimento constante em popularidade desde o início do século e está presente no espaço de varejo de bebidas apesar de uma falta marcante de informações mecanicistas sobre como seu consumo impacta o consumidor”, explicou Dowen.

O chá de kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chá preto e uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY). A adição de bactérias e leveduras também o torna uma bebida probiótica.

Estudos anteriores em animais e humanos em pequena escala sugerem que o kombucha pode ser útil no tratamento de várias doenças, incluindo diabetes, doenças do fígado e saúde intestinal.

Outras pesquisas em animais e pré-clínicas descobriram que o kombucha pode ajudar em diferentes aspectos da saúde cardiovascular, como baixar os níveis de colesterol e pressão arterial alta.

Kombucha pode simular o jejum no intestino

Os pesquisadores basearam seu estudo em um modelo de verme para concluir que a kombucha ajuda a reduzir a gordura no organismo.

“Nosso sistema de modelo animal favorito para usar no laboratório é o nematóide Caenorhabditis elegans, que consome bactérias como sua principal fonte de alimento”, disse Dowen.

“Isso nos permite estudar diretamente a relação entre o hospedeiro e os micróbios probióticos encontrados no chá de kombucha em um sistema de modelo geneticamente controlável.”

Através do modelo de verme, os cientistas descobriram que, após ingerir o chá de kombucha, os micróbios do chá colonizaram os intestinos dos vermes, criando mudanças metabólicas semelhantes às que ocorrem durante o jejum.

“Ficamos muito surpresos ao descobrir que os micróbios probióticos no chá de kombucha podiam colonizar o intestino do verme e estimular uma resposta metabólica semelhante ao jejum no hospedeiro, o que ocorreu apesar do fato de que esses animais não mostraram defeitos na absorção de nutrientes intestinais”, explicou Dowen.

“Incrivelmente, essa resposta foi vista apenas em animais consumindo micróbios isolados de uma cultura de chá de kombucha totalmente fermentada a longo prazo e não uma simples mistura de micróbios associados ao kombucha não fermentadores.

Essa observação sugeriu que os metabolitos microbianos produzidos durante o processo de fermentação poderiam estar moldando as vias metabólicas do hospedeiro”, ele adicionou.

  • Maio Roxo e as Doenças Inflamatórias Intestinais

    Introdução ao Maio Roxo O Maio Roxo é dedicado à conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII), que englobam condições como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Caracterizadas por serem crônicas e imunomediadas, essas condições afetam significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Entendendo as Doenças Inflamatórias Intestinais As DIIs são distúrbios complexos…

Probióticos ajudam a reduzir os níveis de triglicerídeos

Dowen e sua equipe também descobriram, por meio do modelo de verme, que animais ingerindo uma dieta incluindo micróbios probióticos encontrados no chá de kombucha experimentaram uma redução no acúmulo de gordura e uma diminuição nos níveis de triglicerídeos.

“Essas descobertas são significativas, pois estão de acordo com os benefícios à saúde humana atribuídos ao chá de kombucha, que incluem proteção contra doenças metabólicas, melhoria da função hepática e redução do acúmulo de gordura.” — Rob Dowen PhD “Muitas dessas evidências são anedóticas ou não são apoiadas por estudos mecanicistas detalhados.

Assim, nossas descobertas são muito empolgantes, pois corroboram os benefícios à saúde humana do chá de kombucha e fornecem uma visão mecanicista de como o metabolismo do hospedeiro pode ser alterado por micróbios probióticos associados ao kombucha”, Dowen continuou.

“É importante ressaltar que nosso estudo foi realizado em um organismo modelo no laboratório, e, portanto, nossos resultados precisarão ser substanciados e expandidos em sistemas de modelos mamíferos para informar melhor como o consumo de kombucha impacta a fisiologia humana”, ele observou.

Implicações para a Saúde Humana

Os resultados são promissores, indicando que a kombucha pode ser um aliado na luta contra o acúmulo de gordura. Contudo, é importante ressaltar que estudos adicionais em humanos são necessários para confirmar esses efeitos.

Considerações Importantes

Aconselhamento Profissional

Antes de incorporar o kombucha à sua rotina, é recomendável consultar um nutricionista para entender melhor como essa bebida pode se encaixar no seu plano de saúde individual, considerando dieta, estilo de vida e genética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile