Kombucha para dormir: ela realmente ajuda a ter uma boa noite de sono?

Confira se a kombucha pode fazer você dormir melhor e ter uma noite de sono profunda 

Kombucha para dormir? Será que essa bebida realmente ajuda a dormir melhor? Confira neste artigo especial que preparamos para você. 

Não conseguir dormir é uma chatice. O stress, a ansiedade e muito mais podem prejudicar o seu descanso de beleza e fazê-lo bocejar a torto e a direito no dia seguinte. Toda nós sabemos que o sono é uma parte importante da manutenção de uma boa saúde, por isso, resolver essa questão deve ser uma prioridade. 

Depois de algumas noites mal dormidas, é provável que esteja desesperado por um comprimido mágico para dormir… ou um tónico. Aí entra a kombucha.

Muitas pessoas conhecem os benefícios da kombucha para a saúde, mas os seus benefícios para o sono são menos discutidos. Esta deliciosa bebida probiótica tem o potencial de melhorar a saúde do seu sono, mas há algumas coisas que deve saber antes de beber esta bebida para o ajudar a obter alguns Zs.

As bactérias da Viver de Kombucha podem ajudá-lo a adormecer

Um dos maiores benefícios da kombucha é o fato de estar repleta de ingredientes saudáveis, como vitaminas, ácidos orgânicos e, claro, probióticos.

Estas bactérias são infundidas na kombucha durante o processo de fermentação, carregando a bebida com ajudantes microscópicos que curam o seu intestino.

O que muita gente não sabe é que, para além de aliviar os problemas digestivos, limpar a pele e melhorar a imunidade, os probióticos podem mesmo ajudá-lo a dormir!

Os cientistas referem-se frequentemente ao intestino como o seu “segundo cérebro” devido à estreita relação entre o microbioma e o sistema nervoso central.

Infelizmente, isto significa que quando um sistema está fora de controle, o outro provavelmente também está.

O intestino produz uma série de neurotransmissores e hormônios que influenciam o sono.

Uma má saúde intestinal pode perturbar o ritmo circadiano do seu corpo (ou seja, o relógio biológico de 24 horas que regula o seu ciclo de sono/vigília e o metabolismo). Também pode dificultar a produção natural de melatonina do seu corpo.

Em suma, se o seu intestino estiver em desequilíbrio, não conseguirá dormir bem.

Ao adicionar uma bebida probiótica com baixo teor de açúcar à sua rotina diária, estará a alimentar o seu corpo com os microorganismos de que necessita para manter um bom equilíbrio intestinal e uma saúde geral. Por sua vez, poderá ter ciclos de sono mais regulares e menos insónias! Eba!

kombucha para dormir
Para ter uma boa noite de sono, controle sua ansiedade e faça pausas para respiração consciente.

Os probióticos também podem ajudar a dormir de outras formas.

Obviamente, os probióticos ajudam a curar o seu intestino. Isto pode minimizar os problemas de indigestão, que é outro problema comum que o impede de dormir bem. Além disso, os probióticos têm demonstrado aliviar problemas como a ansiedade e a depressão, que podem levar à insónia.

A kombucha pode provocar sensibilidades

Embora os benefícios para a saúde da kombucha possam incluir um sono melhor, algumas pessoas podem realmente experimentar o efeito oposto. De um modo geral, as pessoas com sensibilidade à cafeína podem ter dificuldade em dormir depois de beberem kombucha.

A nossa bebida gaseificada favorita chama-se “chá de kombucha” por uma razão – o seu ingrediente base é o chá verde, preto ou Oolong.

Estes chás contêm naturalmente cafeína, o que significa que a kombucha também contém. No entanto, o processo de fermentação reduz o teor de cafeína do que poderia estar na sua kombucha.

Para a maioria das pessoas, a pequena quantidade de cafeína encontrada nas bebidas de kombucha quase não tem qualquer efeito. É muito inferior ao que se encontra numa xícara de café.

Mas, se fores uma pessoa muito sensível à cafeína, mesmo esta pequena quantidade pode ser suficiente para te deixar acordado. Assim, beber kombucha perto da hora de dormir pode mantê-lo acordado, em vez de o embalar num sono tranquilo.

Principais benefícios da Kombucha

A kombucha é o que precisa para uma boa noite de sono?

Se a kombucha é ou não o tónico mágico do sono que tem procurado, pode depender do estado de saúde e das sensibilidades do seu corpo. Não faz mal nenhum experimentar a kombucha para ver se a ajuda a dormir como um bebê!

Mas lembre-se de algumas coisas:

Qual a quantidade recomendada para tomar Kombucha?

Os especialistas recomendam que a maioria das pessoas beba apenas entre 350-450 mililitros (cerca de uma garrafa normal) de kombucha por dia. Embora não se possa ter uma “overdose” de Kombucha.

Além disso, apesar da kombucha ser pobre em açúcar e calorias, duplicar ou triplicar o consumo aumentará a sua ingestão calórica, para além da quantidade de cafeína que está a consumir. Se estiver a beber kombucha para dormir, opte por beber até 100ml!

Qual é a melhor hora do dia para beber kombucha?

Teoricamente, pode beber kombucha em qualquer hora do dia. Dito isto, a maioria das pessoas opta por incorporá-lo nas suas rotinas matinais ou por volta da hora do almoço. Isto pode ajudar a colocar os probióticos a trabalhar na sua barriga e ajudar na digestão ao longo do dia.

Se for sensível à cafeína, beber kombucha ao início do dia também o ajudará a colher os fantásticos benefícios do kombucha. 

A kombucha ajuda-o a relaxar?

A kombucha não o deixa necessariamente sonolento e descontraído de imediato. Em vez disso, é mais provável que equilibre o seu corpo e as suas hormônios, ajudando-o a sentir-se saudável e com energia durante o dia e descansado à noite.

Dormir bem e dormir bem!

Pode acrescentar “dormir bem” à lista sempre crescente de possíveis benefícios da kombucha! Ao equilibrar o seu intestino com as bactérias abundantes da Viver de Kombucha, terá mais hipóteses de adormecer tranquilamente noite após noite.

Compre a sua Viver de Kombucha online e transforme a sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima