Lista de 15 Alimentos Fermentados para ter um Intestino Saudável e uma Saúde Inabalável

Essa lista alimentos fermentados são ótimos para promover a saúde do intestino e benefícios gerais para a saúde.

Alimentados fermentados são ricos em probióticos e oferecem uma variedade de nutrientes e compostos benéficos para o organismo. Certifique-se de escolher produtos fermentados de alta qualidade para obter os melhores benefícios.

A fermentação é um processo que é utilizado para produzir alguns dos alimentos e bebidas favoritos do mundo.

Quais são alguns dos alimentos que são fermentados?

Os alimentos fermentados mais populares incluem coisas como vinho, cerveja, iogurte, certos queijos envelhecidos, chocolate e café.

Um dos alimentos fermentados mais populares a nível mundial é o iogurte, que tem sido consumido em certas partes do mundo há milhares de anos, juntamente com o kefir, que lhe está intimamente ligado.

Ao longo da história, a fermentação de alimentos deu aos nossos antepassados a opção de prolongar a frescura dos grãos, legumes e leite que estavam disponíveis durante as diferentes estações do ano.

É relativamente simples fazer uma grande quantidade de alimentos fermentados para guardar na geladeira – além disso, devem durar bastante tempo devido às bactérias benéficas que contêm.

De fato, comer alimentos fermentados (ou “cultivados”) é a forma mais conveniente de obter uma dose diária de bactérias probióticas que apoiam a saúde intestinal e muito mais.

Estudos sugerem que algumas das muitas maneiras pelas quais esses alimentos apoiam a saúde geral incluem:

  • melhora a digestão e a função cognitiva
  • reforça da imunidade
  • ajudam a tratar a doença do intestino irritável
  • fornece minerais que aumentam a densidade óssea
  • ajuda a combater alergias
  • matam leveduras e micróbios nocivos

A lista com os 15 melhores alimentos fermentados

Abaixo está uma lista de alguns dos melhores alimentos fermentados para incluir na sua dieta:

  1. Kefir
    O kefir é um produto lácteo fermentado (feito de leite de vaca, cabra ou ovelha) que tem o sabor de um iogurte. Os benefícios do kefir incluem o fornecimento de níveis elevados de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos.

O kefir é consumido há mais de 3.000 anos. O termo kefir foi criado na Rússia e na Turquia e significa “sentir-se bem”.

  1. Kombucha
    A Kombucha é uma bebida fermentada feita de chá preto e açúcar (de várias fontes, como açúcar de cana, fruta ou mel). Contém uma colónia de bactérias e leveduras que é responsável por iniciar o processo de fermentação, uma vez combinada com o açúcar.

Os alimentos fermentados como a kombucha contêm álcool?

A kombucha contém quantidades irrisórias de álcool. São pequenas demais para causar intoxicação ou mesmo para serem perceptíveis.

Outros alimentos fermentados, como o iogurte ou os vegetais fermentados, normalmente não contêm álcool.

  1. Chucrute
    O chucrute é um dos alimentos tradicionais mais antigos, com raízes muito longas na cozinha alemã, russa e chinesa, que remontam a 2.000 anos ou mais. Chucrute significa “repolho azedo” em alemão, embora os alemães não tenham sido os primeiros a fazer chucrute (acredita-se que foram os chineses).

Feito de repolho verde ou vermelho fermentado, o chucrute é rico em fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina K e vitaminas B. É também uma óptima fonte de ferro, cobre, cálcio, sódio, manganês e magnésio.

O chucrute comprado em lojas é fermentado?

Nem sempre, especialmente o tipo enlatado/processado.

O verdadeiro chucrute fermentado tradicional tem de ser refrigerado, é normalmente armazenado em frascos de vidro e indica que é fermentado na embalagem/rótulo.

  1. Pickles
    Não pensava que os pickles tinham probióticos? Os pickles fermentados contêm uma tonelada de vitaminas e minerais, além de antioxidantes e bactérias probióticas amigas do intestino.

Os pickles comprados em lojas são fermentados?

Normalmente não.

A maior parte dos pickles comprados em lojas são feitos com vinagre e pepinos e, embora isto dê um sabor azedo aos pickles, não leva a uma fermentação natural. Os pickles fermentados devem ser feitos com pepinos e salmoura (sal + água).

Qual é a melhor marca de pickles se quiser probióticos?

Ao escolher um frasco de pickles, procure “pickles fermentados com ácido láctico” feitos por um fabricante que utilize produtos orgânicos e salmoura, refrigere os pickles e declare que os pickles foram fermentados.

Se conseguir encontrar um fabricante local, por exemplo, num mercado de agricultores, obterá alguns dos melhores probióticos para a sua saúde.

  1. Miso
    O miso é criado através da fermentação de soja, cevada ou arroz integral com koji, um tipo de fungo. É um ingrediente tradicional japonês em receitas como a sopa de miso.

Tem sido um alimento básico nas dietas chinesas e japonesas há aproximadamente 2500 anos.

  1. Tempeh
    Outro alimento fermentado benéfico feito com soja é o tempeh, um produto que é criado pela combinação de soja com um iniciador de tempeh (que é uma mistura de bolor vivo). Quando repousa durante um ou dois dias, o resultado é um produto denso, semelhante a um bolo, que contém probióticos e também uma grande dose de proteínas.

O tempeh é semelhante ao tofu, mas não é tão esponjoso e é mais “granulado”.

  1. Natto
    O Natto é um alimento popular no Japão que consiste em soja fermentada. Por vezes, é consumido até ao pequeno-almoço no Japão e é normalmente combinado com molho de soja, mostarda karashi e cebola japonesa.

Após a fermentação, desenvolve um cheiro forte, um sabor profundo e uma textura pegajosa e viscosa que nem toda a gente que é nova no natto aprecia.

  1. Kimchi
    O kimchi é um prato tradicional coreano fermentado, feito de vegetais, incluindo couve, e especiarias como gengibre, alho, pimenta e outros condimentos. É frequentemente adicionado a receitas coreanas como tigelas de arroz, ramen ou bibimbap.

É considerada uma iguaria coreana que remonta ao século VII.

  1. Queijo cru
    Os queijos de leite cru são feitos com leite que não foi pasteurizado. O leite de cabra, o leite de ovelha e os queijos de pasta mole de vaca A2 são particularmente ricos em probióticos, incluindo thermophillus, bifidus, bulgaricus e acidophilus.

Para encontrar verdadeiros queijos fermentados/envelhecidos, leia o rótulo dos ingredientes e procure queijo que não tenha sido pasteurizado. O rótulo deve indicar que o queijo é cru e foi envelhecido durante seis meses ou mais.

  1. Iogurte
    O leite fermentado é o mesmo que o iogurte? Essencialmente, sim.

O iogurte e o kefir são produtos lácteos únicos porque estão altamente disponíveis e são alguns dos principais alimentos probióticos que muitas pessoas consomem regularmente. O iogurte probiótico é atualmente o produto lácteo fermentado mais consumido nos Estados Unidos e também em muitas outras nações industrializadas.

Recomenda-se que, ao comprar iogurte, procure três coisas:

  • É feito de leite de cabra ou ovelha, se tiver problemas em digerir o leite de vaca.
  • É feito a partir do leite de animais que foram alimentados com erva.
  • É biológico.
  1. Vinagre de cidra de maçã
    O vinagre de sidra de maçã cru e que contém “a mãe” é fermentado e contém alguns probióticos. Também contém certos tipos de ácidos como o ácido acético, que apoia a função dos probióticos e prebióticos no seu intestino.

No entanto, a maioria dos vinagres disponíveis no supermercado não contém probióticos.

Pode adicionar uma colher de sopa de vinagre de cidra de maçã a uma bebida duas vezes por dia.

Antes do pequeno-almoço e do almoço ou do pequeno-almoço e do jantar, adicione uma colher de sopa de vinagre de cidra de maçã à sua refeição e, em seguida, comece a consumir mais vegetais fermentados, como chucrute e kimchi, ou beba kvass para aumentar realmente os níveis de probióticos.

  1. Kvass
    O kvass é uma bebida fermentada tradicional que tem um sabor semelhante ao da cerveja. Tal como a kombucha, passa por um processo de fermentação e contém probióticos.

É feita a partir de pão de centeio velho e é considerada uma bebida não alcoólica porque contém apenas cerca de 0,5 a 1 por cento de álcool. Quanto mais tempo fermenta, mais susceptível é de se tornar mais alcoólica.

Se nunca provou o kvass, este tem um sabor picante, terroso e salgado. Por vezes, é preparado com sabores de frutos (como passas e morangos) e ervas (como a hortelã) para o tornar mais apelativo.

  1. Pão de massa fermentada
    Alguns pães tradicionais, como o verdadeiro pão de massa fermentada, são fermentados, mas não contêm probióticos. A fermentação ajuda a tornar os nutrientes encontrados nos grãos mais disponíveis para absorção e reduz o conteúdo de antinutrientes que podem dificultar a digestão.
  2. Queijo Cottage
    Uma vez que cada vez mais pesquisas confirmam que os probióticos são altamente benéficos, os fabricantes de alimentos estão a começar a disponibilizar mais facilmente produtos lácteos probióticos, como o queijo cottage. À semelhança do iogurte, o queijo fresco pode ser fermentado quando as bactérias ajudam a decompor a lactose (um tipo de açúcar) nos lacticínios.

Quando comprar queijo fresco, procure marcas com baixo teor de açúcar e que contenham culturas activas. Alguns tipos também são chamados de queijo cottage de coalhada seca ou queijo do fazendeiro.

  1. Kefir de coco
    Para aqueles que não toleram os lacticínios, o kefir de coco é uma óptima alternativa. Esta bebida rica em probióticos é feita com leite de coco cremoso e grãos de kefir, mas, ao contrário do kefir ou iogurte normal, não contém lacticínios e é vegan.

Experimente-o em batidos, em produtos de pastelaria, com fruta, sozinho, etc. Opte apenas por marcas com baixo teor de açúcar ou sem sabor e considere adicionar a sua própria stevia, fruta ou mel para um sabor extra.

Os top alimentos fermentados

2 comentários em “Lista de 15 Alimentos Fermentados para ter um Intestino Saudável e uma Saúde Inabalável”

    1. Lamento que tenha interpretado dessa maneira. Gostaria de sugerir uma releitura mais cuidadosa do nosso conteúdo. Caso ainda chegue à mesma conclusão, pode ser interessante refletir sobre como fatores externos, como uma alimentação desregulada, podem influenciar na sua percepção e julgamento. Estamos sempre abertos ao diálogo construtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima